quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Meu Lugar de Gargalhar


Esse "causo" é de uns 35 anos ou mais e culmina (mas não termina) nos dias de hoje, 2012.

Walt Disney tem um personagem (em franco declinio de popularidade há mais ou menos uns 30 anos...) chamado Quincas ou Brer Rabbit, cuja origem é Afro-Americana das estórias de Uncle Remus, um Sítio do Picapau Amarelo dos sulistas americanos e claro, Uncle Remus é um preto véio muito simpático, contador de estórias. O Quincas é um dos personagens principais e sua canção - título, Zippity, ajuda a subir o astral e melhorar o dia de qualquer um.

Esse personagem é um coelhinho (sim, outro coelho!) muito esperto e simpático (novidade é isso!).


Em minha infância tive uma coleção de discos da Disney (discos de vinil - eu não disse que essa passagem começa acerca de 35 anos?). Uma das estórias desses discos era a do Coelho Quincas e confesso que não me lembro do enredo... Bendita memória e bendito Google que não ajuda em assuntos demodê!!


Lembro-me, no entanto, que o Quincas tinha um mote: voltar para seu "Lugar de Gargalhar" (Laughing Place), que era uma toca de acesso extremamente dificil, cercada de espinhaços e seus inimigos não conseguiam pegá-lo lá, jamais. Ali, Quincas ria, cantava e debochava de seus opressores e mais do que isso, valorizava sua vida bela, seus amigos, a natureza e seu amor. Quincas, era um Pedro Malasartes, com certeza.

Apresento o Meu Lugar de Gargalhar: Coronel Macedo & Minha Família:




Sites Relacionados:

Fotoblog JF Uol:

Uncle Remus

Brer Rabbit

Zippity (folclore sulista afro-americano e canção tema do Quincas)


Nenhum comentário:

Postar um comentário